sábado, 31 de março de 2012

Troca de aprendizado de duas qualidades



Bom dia mães! Enquanto a Lígia não posta a deliciosa receita de cupcake, a Daniela vai compartilhar duas qualidades que refletiu hoje pela manhã.
Uma delas nós ensinamos aos nossos filhos e a outra é eles quem nos ensinam. Confira:

"As crianças são muito imediatistas e creio que a qualidade da paciência vai sendo desenvolvido ao longo da vida. Quantas vezes não repetimos a frase "já vai filho" ou "mamãe já vem" ao longo do dia, não é mesmo? Eles querem tudo pra já! Ao mesmo tempo, as mães que não desenvolveram muita paciência até chegarem na maternidade agora sofrem, porque paciência é requisito número 1 na vida das mães! Eu mesma, já interrompi várias vezes essa escrita aqui porque minha filha de 18 meses não entende que quero primeiro terminar de escrever! E o que dizer dos momentos de birra e manha, dos muitos ensinamentos como tirar fralda e tantas outras coisas que exigem nossa paciência.... Nós ensinamos a nossos filhos a terem paciência enquanto nós mesmas vamos a cada dia aumentando a nossa própria dose dela!

A outra coisa que refleti é a leveza. As crianças nascem com uma característica que infelizmente vamos perdendo ao longo da vida, mas que podemos resgatar! Eles encaram a vida com mais alegria, menos preocupações, enfim, mais leveza mesmo! Eles brincam com as coisas mais banais! Minha filha se diverte até imitando o barulho da chaleira, enquanto nós mães encaramos o passar café como uma simples tarefa do dia. Que tal aprendermos com eles a desenvolver mais esse lado gostoso da vida? Além de nos dar mais prazer e diminuir ansiedade e tristeza, é bíblico! Vejam o que diz em Eclesiastes 2:24-26:

Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus. E quem aproveitou melhor as comidas e os prazeres do que eu? Ao homem que o agrada, Deus recompensa com sabedoria, conhecimento e felicidade."

Um bom final de semana a todas!

2 comentários:

  1. Muito bom Dani. Eu sempre busco essa leveza das crianças e tento nunca retirar isso dos meus filhos.
    Lígia

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Dani, às vezes não valorizamos pequenas coisas do dia a dia, já as crianças sabem muito bem se divertir e aproveitar cada instante. Realmente devemos aprender com elas!!! Muito bom!
    Denise Wiecheteck

    ResponderExcluir